Abayomi – Coletiva de Mulheres Negras na Paraíba Uncategorized Coletiva Abayomi homenageia Mulheres Negras que constroem história no enfrentamento do racismo na Paraíba.

Coletiva Abayomi homenageia Mulheres Negras que constroem história no enfrentamento do racismo na Paraíba.


Abayomi – Coletiva de Mulheres Negras na Paraíba, em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Superior na Paraíba – SINTESPB, homenageia cinco mulheres negras que tem travado lutas e formas de resistência no sentido de afirmação da identidade negra e do combate ao racismo no Estado da Paraíba, em diferentes espaços de atuação. Mulheres negras que vêm “movimentando as estruturas contra o racismo” e se posicionando em defesa das vidas negras e pelo Bem Viver! São histórias que precisam ser (re) contadas como processos de afirmação política de todas as mulheres negras. Consideramos fundamental evidenciar essas trajetórias para afirmar que “nossos passos vêm de longe”.

O Encontro Precioso Buyìn Dudu: Recontando Nossas Histórias acontece nesta sexta-feira (24), a partir das 19h pela Plataforma Zoom. Faz parte da programação da 22ª edição do 25 de Julho – Dia Mundial das Mulheres Negras da América Latina e do Caribe, e 8ª Edição do Julho das Pretas, no Estado da Paraíba.

Serão homenageadas: a Mestra Ana do Coco – Quilombola e Ativista Cultural; a arte-educadora Marli Soares – Ativista dos direitos LGBTQI+; a historiadora Solange Rocha – Feminista e Intelectual Negra; Risomar Alves – Ativista Sindical; a ex-vereadora e mestra Paula Frassinete – Ambientalista e ativista político-partidária. A ação conta com o apoio do Baobá – Fundo para Equidade Racial.

Durvalina Rodrigues, integrante da Abayomi nos fala sobre o significado e a importância do Encontro Precioso dentro do contexto do Julho das Pretas. “O Buyìn Dudu: Recontando Nossas Histórias, que ocorre na sua segunda edição, é um título de reconhecimento concedido a mulheres negras que atuam na perspectiva da afirmação da identidade negra e do enfrentamento ao racismo na Paraíba. Estas cinco mulheres têm trajetórias significativas na afirmação de que nossos passos vêm de longe e que continuamos em marcha, na luta contra o racismo, o feminicídio, o genocídio da juventude e/ou qualquer manifestação de desrespeito à pessoa negra”, destaca a ativista negra.

Socorro Pimentel, militante do Movimento de Mulheres Negras na Paraíba, foi uma das homenageadas na primeira edição no ano passado (2019). Ela considera bastante louvável o prêmio. “É o reconhecimento da Coletiva Abayomi em dar visibilidade a história das lutas de nós mulheres negras historicamente negadas no processo de construção da própria identidade e afirmação étnico-racial. Fui homenageada na primeira edição e senti uma emoção ancestral maternal por ser protagonista da minha própria história”, acrescenta Socorro.

Além das homenageadas, confirmaram presença, Fernanda Lopes, diretora de Programa no Baobá – Fundo para a Equidade Racial; Valdecir Nascimento, Coordenadora do Odara – Instituto da Mulher Negra na Bahia e AMNB – Articulação de Mulheres Negras Brasileiras. A solenidade conta com atração musical da cantora paraibana, Nathalia Bellar.

Programação:

Encontro Precioso: 2ª Edição do Buyìn Dudu: Recontando Nossas Histórias.

Data: 24 de Julho de 2020.

Horário: 19h às 21:30h – na Plataforma Zoom.

-Fátima Sousa

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Post