Abayomi – Coletiva de Mulheres Negras na Paraíba Uncategorized Abayomi PB lança o projeto Imo Dudu na Paraíba: Letramento racial como estratégia de fortalecimento da luta por uma Educação inclusiva!

Abayomi PB lança o projeto Imo Dudu na Paraíba: Letramento racial como estratégia de fortalecimento da luta por uma Educação inclusiva!


Na última quarta-feira (29.03), a Abayomi – Coletiva de Mulheres Negras na Paraíba lançou o Projeto Imo Dudu na Paraíba: Letramento racial como estratégia de fortalecimento da luta por uma Educação inclusiva! A abertura do projeto se deu por meio de uma Live, no instagram, que contou com a participação da professora Luiza Mandela, Mestra em Relações Étnico Raciais, Professora, Palestrante, Escritora e Coordenadora Editorial, Produtora de Conteúdo, com mediação da ativista da Abayomi, Uliana Gomes, e da coordenadora do projeto, Durvalina Rodrigues.

O projeto, que conta com o apoio do Instituto Ibirapitanga, tem como objetivo o fortalecimento da atuação política em defesa da educação antirracista, tendo em vista que em 2023 a Lei 10.639/03 (que obriga o ensino da cultura afro-brasileira e africana nas escolas) completa 20 anos. Da mesma forma que visa evidenciar as cotas raciais no ensino superior com política importante para inserção de pessoas nas universidades.

O mesmo terá como público participante lideranças comunitárias, ativistas negras e professores/as que atuam em espaços formais e informais de educação e integrantes de diferentes movimentos sociais. Além   produção e lançamento de um dossiê sobre a implementação da Lei 10.639/03 em diferentes municípios da Paraíba para a incidência junto a gestores de educação. O projeto tem a comunicação como central para a visibilidade das ações, difusão de conteúdos antirracistas e capilarização das informações produzidas. Será realizado em 04 municípios do estado da Paraíba: João Pessoa, Pilar, Cabedelo e Santa Rita diretamente, mas atingirá públicos de muitos outros municípios do Estado, uma vez que faremos atividades formativas remotas para que as pessoas que estão fora da capital possam participar.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Post